Desempregada recebe salário maternidade?👶🌟
- Antonio Amaro
- 8 de mar. de 2024
- 1 min de leitura
🌟Desempregada recebe salário maternidade? Sim, a legislação reconhece o salário-maternidade como um direito essencial para amparar as mamães e seus bebês durante a gravidez, mesmo que a mamãe esteja desempregada. E a justiça faz valer o direito quando o INSS se recusa a cumprir a lei. 🌟
A Portaria Conjunta DIRBEN/PFE/INSS Nº 50 de 09/09/2021, estabeleceu que durante o período de graça a segurada desempregada tem direito ao recebimento desse benefício, sem carência.
E mesmo que o INSS negue o benefício é possível consegui-lo judicialmente!
🌟 O que é período de graça ? O que é carência?🌟
O que é Período de Graça?
Imagine que você estava contribuindo para o INSS, mas agora está desempregada. O período de graça entra em cena, é uma proteção para que você e seu bebê não fiquem desamparados.
Você e seu bebê ainda têm direito a benefícios previdenciários, como o salário-maternidade, sem estar contribuindo naquele exato momento.
Duração do Período de Graça:
Para grávidas o período de graça pode ser de até 36 meses, a depender do número de contribuições ao INSS já feitas.
O que é Carência?
Carência é o número mínimo de contribuições que alguém deve ter para poder receber algum direito previdenciário.
O salário-maternidade não exige carência para empregadas, trabalhadoras avulsas e domésticas, mesmo durante o período de graça.
Porém, para as mamães que sejam contribuintes individuais, facultativas e seguradas especiais se exige ao menos dez meses de contribuição.

Caso precise de orientação, estamos à disposição para ajudar. 🌈
Comments